5 dicas para amenizar o desgaste da embreagem do seu carro - Barão Pneus
3135
post-template-default,single,single-post,postid-3135,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,woocommerce-no-js,mega-menu-top-navigation,mega-menu-max-mega-menu-2,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,columns-3,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

5 dicas para amenizar o desgaste da embreagem do seu carro

5-dicas-barao-pneus

5 dicas para amenizar o desgaste da embreagem do seu carro

A embreagem é uma peça muito importante para o funcionamento pleno do carro. Ela absorve as variações de torque do motor, recebe energia e transfere para o câmbio. Manter ela em bom estado funcionamento, pode evitar que o carro te deixe na mão, além de evitar custos desnecessários.

Por isso, separamos algumas dicas para poupar a embreagem do carro, veja:

 

1 – Cuidado aos obstáculos nas vias

As estradas possuem muitos obstáculos, como, por exemplo, as lombadas. Nesses casos, é necessário diminuir o impacto na embreagem, para isso, um dos cuidados é reduzir a marcha antes de chegar à lombada. Ao se aproximar do obstáculo, o motorista já deve trocar para a marcha adequada e tirar o pé da embreagem.

2 – Cuidado na aceleração e redução de velocidade

É sempre recomendado nem aumentar ou diminuir a velocidade do carro de forma brusca. Caso ocorra, troque a marca de forma gradativa e na ordem correta, sem pular marchas da quarta para a segunda, por exemplo. Fazendo isso, as peças da embreagem trabalham de um jeito mais suave. Ajustar a sincronia entre o acelerar do veículo e o soltar de embreagem na hora de arrancar, pois se você acelera demais e solta pouco o pedal pode gerar um consumo de combustível excessivo e desnecessário.

3 – Não “descanse” o pé na embreagem

Uma dica simples, porém, muito importante. Ao descansar o pé na embreagem, você acaba gerando um superaquecimento do sistema e um desgaste prematuro dos componentes.

4 – Atenção ao parar o carro em inclinações

Quando for encarar uma subida não é recomendado segurar o carro pisando na embreagem, isso gera um desgaste excessivo no disco. O ideal é que seja usado o freio de mão para auxiliar no arranque do veículo.

5 – Conferir o cabo e a regulagem com frequência

Uma parte dos veículos não possui embreagem de acionamento hidráulico, nesses casos, a embreagem é acionada por um cabo. É de suma importância verificar regularmente a conservação dele. Você também pode solicitar ao seu mecânico a altura da embreagem, caso, a atual esteja te incomodando. Mas fique atento, a altura estranha  pode indicar a existência de algum problema no conjunto da embreagem.



preloader