Arrefecimento - Barão Pneus
2847
page-template-default,page,page-id-2847,qode-quick-links-1.0,woocommerce-no-js,mega-menu-top-navigation,mega-menu-max-mega-menu-2,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,columns-3,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

O que é e para que serve o arrefecimento

Para funcionar corretamente e não acabar superaquecido, mantendo uma temperatura na faixa dos 90º Celsius, o sistema dos veículos em geral precisa de líquido.O arrefecimento é o responsável por utilizar a água do radiador e proporcionar o resfriamento do motor, permitindo sua melhor performance.Radiador,reservatório, bomba d’água, válvula termostática, tubulação e líquido compõem o sistema de arrefecimento dos carros.

A importância do arrefecimento

Devido às explosões de queima do combustívelno seu interior, o motor esquenta muito, em especial nas épocas quentes do ano. O sistema de arrefecimento é importante justamente para manter a temperatura do propulsor. Desse modo,as peças não correm o risco de derreter quando muito aquecidas, nem do carro parar de funcionar direito, como ocorre quando resfriadas demais.

Cuidados com oarrefecimento

Quando utilizada água de torneira no arrefecimento, os minerais presentes na sua composição se depositam nos dutos,podendo formar uma crosta, devido à oxidação do metal. Esse processo tende a elevar a temperatura do sistema.
O líquido indicado para o arrefecimento é composto 50% por água desmineralizada e 50% por aditivo à base de etileno glicol. Há a opção de comprar água desmineralizada à parte ou então já misturada ao aditivo.
Para o sistema de arrefecimento funcionar bem, a verificação semanal é fundamental. A cada 10.000km,o líquido deve ser trocado ou quando determinar o manual do proprietário. O procedimento correto deve ser feito por um especialista, que deve esgotar toda a água do arrefecimento e depois substituí-la com a proporção defluído adequada ao veículo.
Já as peças deste sistema só devem ser trocadas no caso de estragarem, portanto é importante estar atento ao estado das mesmas.

preloader