Freios - Barão Pneus
2359
page-template-default,page,page-id-2359,qode-quick-links-1.0,woocommerce-no-js,mega-menu-top-navigation,mega-menu-max-mega-menu-2,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,columns-3,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

O sistema de freios é um dos principais itens de segurança do veículo e seu conjunto de peças é responsável pelo controle de velocidade e frenagem do carro.

Com problemas nesse sistema não é aconselhável a condução do veículo para garantir a preservação da segurança tanto do motorista quanto dos passageiros.

O sistema de freio é composto pelas seguintes peças: servo freio, haste do servo freio, cilindro mestre, fluido de freio, flexível de freio, pastilhas de freio, disco de freio, lonas de freio, cilindro de rodas.

Quando devo trocar os freios?

Como regra geral recomenda-se a revisão do sistema de freios a cada 10 mil quilômetros e os componentes que mais exigem atenção são as pastilhas e o fluído de freio.

Alguns sinais facilitam a percepção sobre o momento certo para a troca das pastilhas. Alguns carros possuem um indicador próprio para elas no painel. Porém, nem todos os veículos disponibilizam esse sistema e é nesses casos que o motorista deve se atentar aos ruídos produzidos pelo automóvel.

Ao ouvir ruídos metálicos durante a frenagem é indispensável a realização de uma visita ao auto centro para a revisão e possível troca desse e de outros componentes do freio.

Outro aspecto relevante para avaliar o prazo de troca dos componentes é a utilização do veículo. Em conduções urbanas costuma-se frear com mais frequência, o que desgasta de forma mais ágil as pastilhas de freio. Por outro lado, ao dirigir em pistas retas, caso o veículo seja acelerado constantemente também se verifica o desgaste das pastilhas, uma vez que o sistema aquece de forma elevada e o calor auxilia na deterioração do sistema.

Além das verificações citadas a pouco também recomenda-se a consulta ao manual do veículo a fim de se certificar sobre o prazo exato para a manutenção dos freios.

preloader