Saiba os riscos de trafegar com pneu careca - Barão Pneus
3192
post-template-default,single,single-post,postid-3192,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,woocommerce-no-js,mega-menu-top-navigation,mega-menu-max-mega-menu-2,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,columns-3,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

Saiba os riscos de trafegar com pneu careca

Saiba os riscos de trafegar com pneu careca

De todos os itens do carro, o que mais está vinculado à segurança, são os pneus. Andar com pneus carecas, além de colocar sua integridade em cheque, coloca a sua vida e a de outras pessoas em risco.

 

Por isso, listamos algumas situações as quais você está sujeito, caso dirija com o carro nesse estado.

 

Multa

Ainda que não exista nenhuma regra especifica para motoristas que andam com pneus carecas, o Código Brasileiro de Trânsito pode analisar essa imprudência como infração grave. A punição é de 5 pontos na carteira e a multa, próxima a R$ 195,00. Normalmente, quando o veículo é parado, esse é um dos primeiros itens a ser revistado.

 

Acidentes

Além de afetar o seu bolso, a sua saúde também corre risco. Ao se dispor em trafegar com veículos com pneus muito gastos, você acaba colocando a sua vida em perigo. Por perder a aderência em asfalto, o veículo percorre uma distância ainda maior, quando precisar parar totalmente. Ainda há a questão da dificuldade em realizar uma manobra de emergência, caso seja necessário.

 

 

Derrapagem e aquaplanagem

Quando o pneu está bem usado os sulcos normalmente já desapareceram. Eles são os responsáveis por criar a tração na pista e garantir a estabilidade do veículo. Quando eles “somem” uma simples freada ou curva pode se transformar em derrapagens ou, em casos mais graves, capotamento.

 

Outra situação que você está exposto é ao trafegar em pista molhada o carro aquaplanar e deslizar de maneira descontrolada. Neste caso, o sulco é responsável de se livrar da água que fica entre o pneu e a pista, devolvendo a estabilidade e tração para o veículo andar normalmente. Mas, quando ele está careca, a água não é expelida e o veículo perde o contato com o asfalto e desliza descontroladamente.

 



preloader